quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Valores, Felicidade e Escolhas - Qual a relação entre eles?

                                       

Hoje, a humanidade está vivendo uma busca tanto pela sobrevivência a nível material quanto pela paz interior.
A cultura capitalista, onde o consumo e consequentemente o ganhar dinheiro são os objetivos principais do homem sofre uma mudança de abordagem já há algum tempo. As empresas começaram a perceber que o bem estar de seus funcionários é um ponto importante na melhoria da qualidade dos serviços.Isso acontece devido as perdas financeiras que as empresas começaram a sofrer quando seus colaboradores começaram a adoecer, física e emocionalmente, com isto as pessoas começaram a perceber que a qualidade de vida estava ligada profundamente ao seu equilíbrio, mental, emocional e físico.
Técnicas terapêuticas milenares, como a Acupuntura, Ioga, entre outras começaram a ter uma utilização maior a partir dos anos 90 apesar de já existirem profissionais no Brasil antes disso. Uma quantidade imensa de conhecimento nas áreas de bem estar e saúde estão sendo divulgadas em larga escala e com a internet isso foi democratizado.
O importante é saber que a felicidade, a plenitude é o resultado da manutenção do equilíbrio do corpo, mente e emoções e que isto tem relação direta com as nossas escolhas. Este resultado depende não de uma condição financeira simplesmente ou de um bom casamento, depende sim de todas as escolhas que fazemos em todas as áreas de nossa vida, levando em consideração que elas deveriam servir para trazer mais prazer, alegria, saúde e outros itens importantes, fazendo com que nos sintamos parte de algo maior, algo infinito, que nos eleva e fortifica para vivenciarmos da melhor maneira possível nosso dia a dia.
Mas será que nossas escolhas alimentam a nossa vida realmente?Será que estamos no caminho certo?Será que sabemos o que queremos?Quem eu sou?Tenho certeza que são dúvidas comuns a todos. Essas questões sempre me intrigaram muito e a insatisfação que experimentei em várias etapas de vida me levaram a estar sempre buscando respostas para estas questões.
Percorrendo vários conhecimentos percebo que é possível essa tal felicidade se seguirmos os estímulos da nossa essência verdadeira, alguns chamam de espírito, enfim o que é relevante não é a denominação, mas a função destes estímulos quando conseguimos reconhece-los e nos colocar ao seu serviço. Assim o que eu sou poderia ser respondido com o que eu quero manifestar concretamente na minha vida. O que me define, segundo o modelo da Terapia e auto organização integral (TAOI)*, é somente o meu querer essencial.
Vou dar um exemplo disso: se alguém chega e diz;
- Sou Dona de casa. Nós  sabemos o que é ser uma dona de casa, mas muito pouco nos fala de quem é aquela pessoa que se diz dona de casa.se a resposta fosse:
- O que quero é fazer do mundo um lugar melhor, trazer vida, coragem e alegria para minha vida e para a vida das pessoas. Isto traz um impacto e uma informação sobre os valores mais profundos desta pessoa, e esclarece quem ela é.
As escolhas dos caminhos de vida de cada um de nós para nos levar a felicidade deve ser feita embasada nos nossos valores mais profundos, no nosso “querer” e não em modelos pré-estabelecidos pela sociedade.
Dessa forma é urgente que possamos respirar e nos organizar para existir uma conexão entre o que sou e o que faço, não negligenciando o que somos realmente. “Somente o meu querer me define”.
A Meditação, o Renascimento, a Ioga, o TAOI (terapia e auto-organização integral), a Acupuntura, a Terapia Floral, o Reike, são facilitadores deste processo de reconhecimento integral do ser. Temos a oportunidade de poder experimentar qual o melhor caminho e seguir em frente, trazendo a nossa existência luz que com certeza será multiplicada envolvendo todos a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário